segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tres Tipos de Aconselhamento

Tres Tipos de Aconselhamento

Quando estudava no seminário aprendi com o Pr. Sebastiao Arsenio, pelo menos tres tipos principais de abordagem de aconselhamento, e tentarei passar aqui vantagens e desvantagens de cada um:

1- Aconselhamento Diretivo: Este é tipo de aconselhamento que as maioria das pessoas querem receber.         
Muitos chegam ao conselhereiro buscando uma direcao para suas vidas, o problema é que eles realmente nao sabem o que fazer da vida, nao sabem que direcao tomar e por isto querem que voce tome a decisao por eles. A dificuldade aqui é que a pessoa conhece melhor a situacao em que está vivendo e pode ser que ela tenha omitido algum situacao. Por exemplo uma mulher chega pra voce e conta que seu marido a está traindo, pelo menos é o que ela suspeita, e entao pergunta pra voce o que deve fazer. Qual é a sua direcao?
Se voce se identificar com o problema dela possivelmente quererá que ela peca o divorcio, o que é desaconselhado pela Bíblia. Se voce toma uma decisao por ela nesta situacao a culpa de um casamento desfeito recairá sobre quem? É claro que sobre voce! Em caso de casal sempre se tem que pensar que os dois sao responsáveis pelo relacionamento. O que levou o marido a esta situacao? Falta de carater? Falta de intimidade no casamento? Falta de que?
Porém a direcao pode ser dada em situacoes distintas. Um acaso extremo que veio a mim, uma pessoa queria tirar a própria vida e perguntou o que devia fazer. Numa situacao como esta é claro que quero que ele permaneca vivo, apesar deter uma doenca degenerativa no cérebro.

2. Aconselhamento Nao-Diretivo: Este é bem melhor do que o outro no sentido de que a responsabilidade recai sobre a pessoa aconselhada, apesar de que voce será o condutor em sua decisao induzindo-a a tomá-la de acordo com a situacao requerida.
Voce coloca pra pessoas as opcoes que ela tem e mostra as consequencias que terá se permanecer na atitude que pensa em tomar.
Uma dificuldade nesta técnica é que a pessoa acaba por perguntar a voce o que voce faria no lugar dela e se voce nao fala ela pode ficar nervosa, ou dizer que voce nao se importa, ou algo parecido. Porém voce tem que lembrar que está conduzindo ela a tomar sua própria decisao.

3. Aconselhamento Noutético: Este é que mais utilizamos no gabinete pastoral, ou pelo menos deveria. ë aquele aconselhamento que fazemos tendo em vista a Palavra de Deus. Confrontamos a pessoa com versículos bíblicos e com textos, e deixamos o Espírito Santo agir no coracao da pessoa.
A dificuldade é que se uma pessoa nao acredita na Bíblia ( e nao sao poucos assim) em sua totalidade dificilmente haverá alguma mudanca. Um exemplo é sobre o dízimo, uma pessoa chega dizendo que sua vida financeira vai mal e quando voce ergunta sobre dízimo e ofertas, se está sendo fiel ao Senhor em sua Igreja, ela diz que nao acredita no dízimo e que dá somente quando sente algo no coracao. Bom esta pessoa está fadada ao fracasso fincanceiro (Malaquias 3.10), porém nao quer ouvir o que diz a Bíblia, ela até é uma boa administradora, mas o que tá acontecendo é que seus clientes nao pagam o que devem. Pela experiencia posso afirmar que a questao aqui é o dízimo e sua fidedlidade a Deus nesta área-

Nao se esqueca de é melhor ouvir do que falar (Tiago 1.19-21).
Antes de falar algo apenas ouca! O silencio atencioso pode ser um bom remédio para a cura de uma pessoa.
Nao se esqueca de regar todos os seus atendimentos com oracao, antes de depois. Uma vez um jovem de uma Igreja disse que queria matar outros adolescentes que fizeram uma bruncadeira com ele e o amarraram em um poste com fita crep num acampamento, porém ele tinha em sua bolsa um canivete que tinha levado pra aquele retiro. Quem podeira imaginar isto?
Ao final ele acabou sendo expulso do reitor e quando voltou pra casa sua ira se acendeu mais ainda. E nao adiantava conversar com ele tudo retrucava e ressoava com mais ira. Até que o convidei a orar, e enquanto orava com ele o Espírito Santo agiu de uma forma muito linda e o adolescente se acalmou e reconheceu que o que queria fazer era errado e seu coracao foi convencido e nao teve consequencias desastrosas, gracas a Deus.
Um bom livro de aconselhamento que contem muitos exemplos é o do Gary Collis, Aconselhamento Cristao, da Mundo Cristao.
Pr. Uanderson Pereira da Silva

Um comentário: