domingo, 6 de março de 2011

OS HOMENS E SUAS CAVERNAS


OS HOMENS E SUAS CAVERNAS

“Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos” (Juízes 6.2-4).

            Todos conhecemos o famoso milionário Bruce Wane, que é o Batman da história em quadrinhos. Aquele super-herói, sem super-poderes, apenas com seu cinto de utilidades vivia em uma caverna. E é ali que recebia os seus chamados para salvar Gotam City. Mas não é só este herói ilusório que inspirado em morcegos vive em cavernas. Todos nós em dado momentos de nossas vidas podemos entrar em cavernas, e ali ficarmos escondidos.
            Gostaria de começar pensando sobre os israelitas no tempo dos juízes devido aos pecados cometidos Deus os entregou durante sete anos. E quando os midianitas e amalequitas, povos guerreiros, vinha contra os israelitas, estes somente podiam se esconder nas cavernas, e verem os inimigos levarem todo o bem que possuíam, como gafanhotos. Afinal estavam sem forças para vencer os inimigos!
            A caverna para eles era símbolo de refúgio, de segurança, mas mesmo assim sofriam e muito porque entravam ali forçados! Para se auto-preservarem. Você já sentiu sendo empurrado para dentro de uma caverna? Pois é o que eles sentiam. Mas pense nos homens que viviam ali! A dor que sentiam de não poder vencer os inimigos e terem que se esconder. Para o homem é algo consumidor não poder lutar e vencer. Mas ás vezes somos tomados de súbito por situações parecidas.
            Outro personagem do tempo dos juízes é Sansão. Este vendo que sua amada fora morta, e após descarregar toda a sua raiva em cima de filisteus, fazendo uma grande carnificina, embrenha-se na rocha de Etã. Ali pensa sobre sua vida. Sente a falta de sua amada. A cada pensamento, a cada momento seu coração apertava ainda mais e via-se vencido pela situação, quem sabe até entrou em uma depressão. O texto diz que ele desceu: “Então, três mil homens de Judá desceram até à fenda da rocha de Etã e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que, pois, nos fizeste isto? Ele lhes respondeu: Assim como me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles” (Jz 15.11) Sansão entrou ali por vingança! Muitas cavernas estão nos subterrâneos, em lugares escuros. E muitos corações são assim: escabrosos, escuros! As lutas do dia a dia o fizeram assim. O pior de tudo é que no caso de Sansão, ele não pesou a conseqüência de seus atos, e quase uma cidade inteira foi dizimada pelos filisteus.
Quando entramos em uma caverna tendemos a pensar somente em nós e nos esquecemos do mundo lá fora, e muitas vezes de nossa missão, como Sansão.
            Lembra do mito da caverna de Platão? Pois quando algumas pessoas vêm dizer que as sombras que vemos não são nada comparadas à beleza da realidade de fora da caverna, preferimos ficar aqui e imaginar o que seriam tais sombras. Mas ser tirado à força de nossa caverna é algo terrível! Ah! Sansão sentiu angústia ao ver que seus compatriotas o queriam tirar dali, e disse que não tocassem nele, mas o deixassem sair livremente até poderiam amarrar umas cordas nele, mas não deveriam fazer nenhum mal a ele.
É isso o que sente quem está em uma caverna: precisa de tempo, de cuidados especiais. É como se gritassem: Calma que já estou saindo!
            Mas seguindo nesta jornada das cavernas do povo de Deus temos o grande rei Davi! Vencedor de batalhas! Davi entrou em uma caverna por estar em fugindo do ungido do Senhor, Saul. Mas ali ele construiu grandes amizades. Davi percebeu que não somente adiantava fugir de Saul, mas aquele era tempo de reconstrução de sua vida e de outros. Se você observar o texto verá que a Davi se juntaram pessoas marginalizadas: “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens” (1 Sm 20.2).
Percebeu que até agora falei sobre homens!? É nós temos uma tendência maior de irmos para cavernas. É um lugar para repensar a vida! Não gostamos muito de que as mulheres nos vejam em tal situação, afinal somos homens! Mas ainda podemos ver que quando entramos na caverna nossa família sofre. “Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele” (1 Sm 20.1). Olha só a reação de Davi ao perceber que sua família estava ali, em sua caverna: “Dali passou Davi a Mispa de Moabe e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim. Trouxe-os perante o rei de Moabe, e com este moraram por todo o tempo que Davi esteve neste lugar seguro” (1 Sm 20.3,4).
Só que a caverna apesar de simbolizar um lugar seguro é apenas por um momento que devemos ficar ali, apesar de que podem existir várias cavernas durantes a nossa vida, pois sempre estamos passando por mudança. “Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Herete” (1 Sm 20.5). Sabe porque disto tudo? Deus quer que lutemos, Deus não quer que fiquemos escondidos! Já ouviu falar em Qunram? Lá foram encontrados os manuscritos do mar morto, algo de grande utilidade para o cristianismo, pois continha o livro do profeta Isaías, e outras partes da Bíblia. Só que aquela civilização, a dos essênios, veio a sucumbir, pelo seu estilo de vida, o se esconder em cavernas e não se relacionarem com outros.
Por fim tem outro personagem bíblico que quero compartilhar com vocês. Pode imaginar quem seja? Se pensou em Elias acertou! Elias era profeta de Deus e Este operara grandes milagres por seu intermédio, porém quando Jezabel o enfrentou, correu como louco e foi se esconder em uma caverna, após se alimentar e antes ter pedido a morte: “Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” . Esta pergunta tem ecoado pelos séculos! Pode ouvir Deus lhe falando?: “Que fazes aqui nesta caverna?” Elias fica tão cheio de auto-piedade que diante da pergunta de Deus começa a falar suas qualidades, tipo: “Sempre fui zeloso das coisas do Senhor... sempre obedeci ao Senhor... e já fiz tanta coisa pra Deus!” e ainda pergunta: “Porque isto está acontecendo comigo?” É meu amigo este era Elias! O profeta, aquele que subiu numa carruagem de fogo. Tudo isto está registrado para que possamos perceber que não existem super-heróis, mas sim gente de carne e osso e que carecem da graça e cuidado de Deus. Deus ainda conversa com Elias. Passa um forte vento, mas Deus não está ali, depois um terremoto e novamente nada de Deus, então um fogo, mas Deus não estava ali. Deus surpreende Elias com a Sua Presença numa brisa suave, e ali fala a Elias, e este se põe à entrada da caverna: “13  Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” (1 Re 19.13). Novamente a pergunta! E você pôde ouvi-la?
O que você faz nesta caverna? Por que está aí e ainda não saiu?
Será que é só você quem passa por problemas?
Desculpe a franqueza, mas foi o que Deus disse a Elias: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.” (1 Re 19.18). Entende! Tem outros que estão firmes também! Pessoas que Deus tem conservado. Como disse Paulo aos Efésos: “saiba que sofrimentos iguais aos vosso estão se cumprindo pela vossa irmandade espalhada pelo mundo á fora”.
Então como sair da caverna?
Primeiramente saiba que a caverna não é de todo mal e ensina muitas coisas, procure aprender, saiba o motivo de você estar ali! E então renda-se à vontade e ao chamado de Deus. Entregue todos os seus problemas, decepções, desilusões, angústias, dores... E então como Deus disse a Elias: “Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho...” (1 Re 19.15a). A minha oração é que Deus o ajude nesta tarefa!
 Em Cristo,
Pr. Uanderson Pereira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário